1 2 3
0

Cronograma Capilar !!!!!!!!

Oi meninas tudo bom??????

Hoje vou falar sobre o cronograma capilar que eu utilizo para os cuidados do meu cabelo.... Andei pesquisando muito sobre o assunto para entender direitinho o que é (confesso que é um assunto bem complicado...) então vou focar no método que eu utilizo nos meu fios, pois como não sou uma profissional, não quero passar informações falsas e também não quero só copiar informação e outros blogs. Aconselho vocês pesquisarem sobre o assunto em varias fontes pois cada uma tem uma versão complementando a outra ok!!!!

No cronograma são utilizados 3 etapas diferentes, a hidratação a nutrição e a reconstrução. Então vamos entender qual a função de cada.

1º Hidratação

A função da Hidratação é repor a umidade aos fios, sendo assim o cabelo fica maleável e brilhoso. Esta é a etapa fundamental e mais utilizada nos cronogramas, principalmente se você utiliza muito a chapinha e secador, pois com esses danos, seu cabelo fica ressecado com facilidade.

A Hidratação deixa seu cabelo preparado para receber a nutrição e a reconstrução, ou seja, normalmente quando você faz um tratamento de nutrição ou reconstrução sem ter tido uma rotina de hidratação dos fios o efeito é muito baixo quase nulo.

No cronograma a hidratação é feita 2 vezes antes da nutrição ou da reconstrução com um intervalo de 24 até 72 horas, ou seja você fez a primeira hidratação, você vai fazer a próxima depois de 24 horas no máximo 72 horas e vai fazer a nutrição ou reconstrução no mesmo intervalo.


2º Nitrição (ou restauração)

A função da nutrição e "alimentar" os fios ou seja trazer nutrientes para que o cabelo fique forte. Esta etapa e a segunda mais utilizada.... e também fundamental... pois assim seu cabelo fica mais resistente aos danos causados pelas químicas

No cronograma a nutrição deve ser feita pelo menos 2 vezes antes da reconstrução.


3º Reconstrução

A função da reconstrução e agir na estrutura do fio,  e como se devolvesse partes das necessidades que a hidratação e a nitrição não conseguiram.

Por exemplo... seu corpo.... você bebe água para se Hidratar, come para se alimentar e não ficar fraco, mais ai você fica doente vai ao medico e ele indica um remédio que vai agir no que esta te fazendo mal, porem você só toma esse remédio quando realmente precisar, e claro, se você leva uma vida saudável raramente vai precisar de remédios tão fortes, no máximo um remido para dor de cabeça, e e ai que a reconstrução se encaixa.

E como se a reconstrução que você faz em casa fosse um remédio para dor de cabeça e os tratamentos de salão como cauterização, blindagem dos fios etc. fosses os anti-bióticos receitados pelos médicos..
Se você fazer uma rotina com a hidratação e a nitrição seu cabelo reagira menos aos danos dos dia dia e de vez em quando vai precisar de uma reconstrução e raramente de um tratamento mais complexo.

Agora que você ja sabe qual a função de cade coisa.... O importante e você conhecer o seu cabelo, saber sua necessidades e conciliar com o seu tempo para que você monte seu próprio cronograma...... sim.... cada pessoa pode ter seu próprio cronograma, pois cada organismo reage de uma forma!

Como conhecer e entender o meu cabelo?

Realmente e complicado saber ao certo o que o seu cabelo precisa.... mas a melhor forma e observar...

O ressecamento e algo super notório os cabelo ficam sem brilho e sem maliência.... Normalmente de você tem uma rotina de secador e chapinha com certeza seu cabelo fica assim com frequência... então você já sabe que a hidratação e fundamental... 

A falta de nutrição deixa os cabelos fracos e quebradiços...... se seu cabelo esta assim... você vai precisar dar mais atenção a nutrição no seu cronograma, 2 a 3 vezes antes da reconstrução. 

Agora se seu cabelo esta com pontas duplas e os fios estão com elasticidade... e hora da re construção! Porem  a reconstrução não pode ser feita com frequência, por causa na queratina (sempre presentes nos cremes de reconstrução), que em excesso tem um efeito ao contrario e vai piorar o que já esta ruim! Isso você vai entender no próximo post! :)

Cronograma Oficial:


A tabelinha cima mostra a rotina do cronograma oficial.... isso não significa que você deve seguir a risca.... seu cronograma vai variar conforme a necessidade do seu fio... você pode começar de uma jeito e depois ir mudando sabe? Outra coisa e que você também tem que dar um tempo para o cabelo, ou seja.... se você for fazer as etapas um dia sim outro não... não significa que vem que ser certinha um dia sim outro não..... exemplo: você vai fazer se segunda, quarta e sexta, no fim de sema o cabelo descansa.... entendeu? 

O mais bacana de entrar nessa de cronogramas capilares e que você vai vendo a verdadeira beleza do cabelo.... automaticamente seu cabelo vai sendo seu amigo e você vai precisar cada vez menos do secar e chapinha....

Voltarei com mais deste assunto em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar.... sua opinião e muito importante para mim!